Em meio a tantos processos, sellers e vendedores de e-commerce precisam se atentar a diversos aspectos da gestão. Caso você trabalhe com marketplaces, compreender o que significa conciliação é passo fundamental para uma organização financeira bem estruturada.
Se você vender em vários marketplaces, como Mercado Livre, B2W, Netshoes, Walmart, Via Varejo, Walmart, entre outros, já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: será que estou recebendo corretamente e em dia os pedidos de vendas efetuados em cada marketplace? Concilio manualmente esses recebíveis ou contrato um software para fazer as conciliações? Acompanho os repasses uma vez por mês ou todo dia? Como faço para conciliar?
São muitas perguntas, as quais impactam diretamente na sua gestão e na sua logística. Logo, entender como conciliar os resultados nos marketplaces da melhor maneira é necessário para uma boa gestão.
Neste sentido, o objetivo deste artigo é responder as seguintes perguntas relacionadas ao processo de conciliação dos recebimentos dos marketplaces: o que é conciliar? Por que fazer isso? Quando e como?
Segundo o dicionário, conciliar significa atingir um acordo entre pessoas ou entre instituições. Nichando para o universo dos marketplaces, o termo se refere à checagem de informações das vendas.
Entenda mais sobre a conciliação financeira do Koncili
Por meio da conciliação, você garante que acompanhará se está recebendo os repasses corretamente.
Basicamente, é o momento em que acontece a conferência entre os repasses. Dessa forma, o seller analisa se recebeu os valores corretos, se há problemas na logística, entre outros.
Uma conciliação realizada de forma ideal e organizada é primordial para um planejamento financeiro bem estruturado. Sem acompanhar os repasses, é comum que erros aconteçam – afinal, o marketplace está suscetível a desvios, assim como qualquer outra empresa.
Dessa forma, você pode estar deixando de receber o que deveria ou até descobrir que o canal de vendas está fazendo o repasse fora do prazo. As possibilidades são inúmeras e, para manter sua saúde financeira, é preciso que a conciliação seja realizada.
Entender porque conciliar ajuda a compreender os benefícios no processo. Confira as principais razões para conferir os repasses dos marketplaces:
Em outras palavras, a conciliação influencia toda sua gestão financeira. Por isso, entender como fazê-la é fundamental.
Definir em quais momentos do mês a conciliação será realizada é um dos primeiros passos para estruturar o processo.
O ideal é conciliar pelo menos duas vezes por mês, haja vista que a maioria dos marketplaces repassam quinzenalmente os respectivos pagamentos aos sellers. As datas sugeridas são os dias um e quinze de cada mês, porém você pode encontrar aquela que mais faz sentido em sua organização.
Há duas possibilidades de verificar a comissão de suas vendas nos marketplaces. Conheça-as:
Nesse caso, o ideal é conferir os recebíveis via planilha em Excel de comissão de marketplaces. Você pode estruturar sua conferência seguindo um modelo de descrição das rotinas manuais de monitoramento dos repasses dos marketplaces:
Com essas informações, torna-se mais organizado realizar a conciliação.
Deve-se partir como base, para o preenchimento da planilha de repasse financeiro dos marketplaces acima, o relatório de vendas do integrador, do ERP ou da plataforma de e-commerce integrada com os marketplaces.
Além disso, preencha a planilha de conciliação comparando os dados com o extrato de repasse do marketplace, a fim de verificar quaisquer divergências (pedidos não repassados, descontos, divergência nos valores das comissões e fretes divergentes entre o marketplace e o correio).
Na imagem abaixo, você confere um resumo de como estruturar seu processo de conferência de repasses:
Resumo da rotina de conciliação.
No processo acima, verifica-se que a conciliação manual do que você tem para receber dos marketplaces é repleta de detalhes e de pontos de atenção, que podem tornar o processo de conferência das transações dos marketplaces bastante moroso e com alta possibilidade de ocorrência de erros.
Neste sentido, a conciliação de repasses entre e-commerces e marketplaces via software pode facilitar o trabalho de conferência financeira dos repasses dos marketplaces, uma vez que basta inserir uma planilha no sistema, que o software te fornecerá um extrato da conciliação com as divergências identificadas de forma clara e precisa.
O Koncili ainda possui, atualmente, automação dos repasses com o Mercado Livre, a Magalu, a B2W Marketplace e com a Amazon.
No integrador de repasses de marketplace, você tem uma visão da sua conciliação de ponta a ponta. Os relatórios apontam erros, auxiliam a abrir chamados com os canais de vendas e impactam diretamente na saúde financeira dos sellers.
Quer saber mais sobre o Koncili? Então clique na imagem abaixo e envie seu contato para que nosso comercial entre em contato!
Confira também: Transportadora mercado livre