Quando um lojista realiza vendas em marketplaces, o valor das vendas dos pedidos é depositado na conta configurada no cadastro do lojista, e o nome desse processo é repasse.
O valor depositado em cada conta é o valor líquido da venda, ou seja, valor do pedido retirando seus débitos conforme cada marketplace, podendo variar de cada plataforma de venda. As cobranças são acordadas previamente em contrato com o Seller.
Cada canal de venda trabalha com um tipo de comissionamento diferente, por exemplo, a B2W cobra comissão por cancelamento. Magazine Luiza permite comissão diferenciada por método de pagamento. Mercado Livre tem comissionamento por anúncios, entre outras inúmeras regras que podem mudar de acordo com a particularidade de cada loja.
Dessa forma fica difícil para cada lojista realizar as conciliações manualmente, por ser muito trabalhoso conciliar os pedidos um a um, sem contar com a possibilidade de erros manuais de todo o processo.
Vamos visualizar um Seller que possui em média 10.000 pedidos/mês nos marketplaces Mercado Livre, B2W e Via Varejo. Porém, na B2W possui uma comissão padrão de 16%, no Mercado Livre ele utiliza apenas a comissão Clássica de 11%, mas na Via Varejo a comissão é por SKU, contendo comissões de 11% a 15%.
Parece simples realizar a conciliação manual, porém é um pouco mais complicado do que parece, já que não são apenas repasses de vendas e comissões que são cobrados dos pedidos.
O Seller precisa estar atento aos estornos dos pedidos, valores de fretes, sem contar com as cobranças relacionadas a sua conta como transferências, valores referentes a bônus, despesas jurídicas, reservas de saldo, entre outros.
Para ter certeza dos valores que está recebendo, é preciso realizar a conciliação dos repasses.
As conciliações são realizadas por método de comparação, ou seja, os pedidos são importados para dentro do sistema, armazenados e comparados com a planilha de repasses retirados de cada canal de venda.
Nesse processo de comparação de pedidos é realizado um cruzamento de dados entre o valor previsto na importação com o valor da planilha de repasse. Dessa forma se não for o valor exatamente igual, será gerada uma divergência e se todos os valores forem iguais os pedidos serão conciliados automaticamente.
Cobrança duplicada, comissão a mais, repasses a menos, estornos...
São nessas situações que o Koncili entra em ação, realizando as conciliações de forma automatizada, com agilidade e precisão. Evitando erros manuais.
No momento da implantação, ao cadastrar as contas, são configuradas todas especificidades de cada Seller em cada marketplace, fazendo com que exista o mínimo de divergências possíveis, melhorando o processo de análise ao lojista para seu controle de vendas, do financeiro e melhor ainda, gerando relatórios para sua gestão estratégica de vendas.
Os valores referentes a conta também são demonstrados na conciliação para que seja claro tudo que está sendo creditado e debitado da conta.
Para que tenha uma boa saúde financeira, é preciso que se crie o hábito de conciliar todos os repasses de todas as contas nos marketplaces com frequência.
Entenda mais como funciona o repasses em marketplaces
Dessa forma é possível ter um controle dos valores investidos nas vendas, melhorando a gestão estratégica de vendas nos marketplaces e deixando claro qual canal compensa investir mais nas vendas, quanto custa vender cada produto e até mesmo traçar estratégias para diminuir cancelamentos de pedidos ou estornos.
Agora voltando ao nosso Seller hipotético, será que realmente compensa vender nos 3 marketplaces?
Você que vende em vários marketplaces, sabe quanto custa a venda em cada um?
Continue acompanhando o blog para entender cada vez mais sobre conciliação de repasses!
Entenda sobre a comissão do mercado livre | Tabela de comissão amazon
Denise Souza é estudante de Administração na UEM, faz parte da equipe de Implantação e Suporte do Koncili.