Os bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre estão entre os lançamentos que mais geram dúvidas nos sellers. Entender esses lançamentos e saber como tratá-los é fundamental para conciliar os repasses e preservar a sua saúde financeira!
Neste texto, você vai conferir como os lançamentos do Mercado Livre e do Mercado Pago funcionam e o que acontece quando há reclamação, cancelamento e outras ocorrências na operação. Vamos lá?
Primeiro, é preciso compreender que a principal função dos valores bloqueados e desbloqueados é informativa. Ou seja, não há estorno ou alteração na conta do seller no Mercado Pago, apenas uma trava temporária dos valores e dos eventuais saques.
O objetivo dos bloqueios é informar, para o seller, que algo saiu dos conformes.
Se não há movimentação na conta, o que acontece? Nós esclarecemos: quando o cliente faz uma reclamação, o valor líquido do pedido é separado e reservado. O objetivo é criar uma reserva de saldo que cubra um possível cancelamento. Dessa forma, esse tipo de lançamento pode ser conciliado sem ressalvas e deve ser conferido para possíveis averiguações de reclamações!
Você sabe identificar o ciclo dos pedidos e as atualizações de status na plataforma? Nós te ajudamos! Veja este exemplo:
Digamos que o produto foi comprado no dia 03/10. Automaticamente, o Mercado Livre cria os lançamentos “Venda > Comissão > Frete”. Seu valor estará dentro da conta do Mercado Pago na opção “A Liberar”.
Se o produto foi enviado no dia 05/10, o valor de venda passará para a soma de “Liberado para Saque”. Isso pode acontecer em até dois dias ou apenas quando a entrega for realizada, pois o prazo varia de acordo com o histórico e com o nível do vendedor no marketplace.
Após a entrega ser processada, o seller pode fazer o saque do valor.
No dia 10/10, o lojista optou por fazer uma retirada, e está tudo certo com o pedido (ele foi entregue ou está a caminho). O Mercado Livre não fará alterações, e pode liberar o valor da venda de acordo com a reputação do seller e de suas vendas anteriores.
Caso haja alguma ocorrência em aberto, o cenário muda. Confira este outro exemplo:
O pedido foi realizado no dia 03/10, enviado no dia 05/10 e está previsto para ser entregue no dia 08/10. Se houver atraso e o cliente abrir uma reclamação, o Mercado Livre automaticamente cria os lançamentos “Valor de Venda Bloqueado > Valor de Comissão Bloqueado > Valor de Frete Bloqueado”.
Ou seja, o valor de venda que estava na condição “A Liberar” ou “Liberado para Saque” passa para “Soma do Valor Retido”, ficando lá até que a situação entre o Mercado Livre e o cliente seja resolvida.
Caso haja algum problema no processo de entrega, como abertura de reclamação junto ao Mercado Livre, bloqueios acontecerão na sua conta.
Caso a ocorrência seja resolvida sem cancelamento, a plataforma atualiza para “Valor de Venda Desbloqueado > Valor de Comissão Desbloqueado > Valor de Frete Desbloqueado”, realizando o repasse e a cobrança das taxas.
Se o cliente optar pelo cancelamento, os tipos de lançamentos inclusos no Mercado Pago passam a ser “Estorno de Venda > Estorno de Comissão > Estorno de Frete”.
Importante: o Mercado Livre e o Mercado Pago bloqueiam o valor líquido da compra e não o valor bruto.
Como ficam, então, os valores dos lançamentos? Observe cada um dos casos:
Vale lembrar que o Mercado Livre estorna a comissão do seller caso haja cancelamento, mas não retém esse valor. O único custo que o seller pode ter é o de devolução, que está previsto no contrato. Nesse caso, a plataforma cobra do vendedor o custo de devolução e lança no valor do “Estorno de Venda”.
Saiba mais sobre venda cancelada mercado livre | itens mais vendidos no mercado livre
Encontrou esses lançamentos e não sabe o que fazer? Eles podem ser aceitos normalmente, pois são apenas linhas de atualização de status que o Mercado Livre manda automaticamente para comunicar os bloqueios e desbloqueios. Interprete os lançamentos como reclamações abertas e encerradas, que não alteram o seu saldo do Mercado Pago e nem movimentam os valores.
Cansou de calcular os repasses manualmente? Invista em um sistema que automatiza e agiliza o processo! O Koncili é um conciliador de pagamento de marketplaces que garante que o seller receba corretamente os valores das suas vendas, descontando as comissões, taxas, multas e outros.
Com ele, você terá acesso aos valores cruzados de forma rápida e clara em relatórios completos. Tudo o que você precisa fazer é subir a planilha de repasses dos marketplaces e pronto: o Koncili faz todas as conferências e te avisa sobre qualquer diferença nos valores.
Quer ter controle das suas vendas e total certeza dos valores recebidos? Clique na imagem abaixo e garanta uma gestão financeira ágil e segura com o Koncili!
Airton Junior é Formado em Ciência da Computação e atualmente estudante do cinco ano de Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalha com implantação e suporte de sistemas a mais de seis anos, tanto remoto quanto presencialmente. Tem experiência com software de gestão e vendas e atualmente é implantador do Koncili, realizando mais de 20 implantações mensais do produto em sellers de todo o Brasil.
Confira também: Como pedir devolução no mercado livre | Níveis do mercado livre | Transportadora mercado livre | Quais são os produtos mais vendidos no mercado livre