Você sabe como identificar e ler os lançamentos que vem do Mercado Livre e do Mercado Pago? Ambas as marcas possuem suas especificidades, e é importante conhecê-las para que sua gestão financeira rode da melhor forma.
O Mercado livre, hoje, é o maior canal de marketplaces do Brasil, e o Mercado Pago é o gateway de pagamento responsável pelo recebimento e pela movimentação dos valores das vendas realizadas pelo seller.
Então, é muito importante que quem esteja vendendo no Mercado Livre e utilizando o Mercado Pago, entenda como funciona o fluxo no marketplace e os tipos de lançamentos que a plataforma realiza, para evitar erros.
Para começar a explicação e melhorar o entendimento, é importante explicar determinados detalhes. Conheça-os!
Quando uma compra é realizada no Mercado Livre, existem alguns lançamentos que podem acontecer conforme a logística se desenvolve. Conheça cada um deles:
Os lançamentos acima são exclusivos do Mercado Livre e, por isso, estão diretamente ligados a lançamentos dos pedidos feitos dentro da plataforma de vendas da marca.
Ao ser realizada uma venda dentro do marketplace, ele cria automaticamente, dentro do Mercado Pago, os tipos de lançamento venda, comissão e frete (se você utilizar o Mercado Envios).
Conhecer os tipos de lançamento do Mercado Livre é uma forma de organizar sua gestão.
Caso o cliente abra uma reclamação dentro do Mercado Livre, automaticamente, a plataforma irá criar, no Mercado Pago, os tipos de lançamentos, valor de venda bloqueado, valor de comissão bloqueado e valor de frente bloqueado, que funcionam como uma atualização do status daquele pedido.
Em outras palavras, o marketplace bloqueia os valores, impedindo que ele seja sacado pelo seller, de forma que, caso haja cancelamento, ele tenha a quantia reservada para devolver ao cliente.
Caso o consumidor opte por não cancelar, o Mercado Livre vai lançar para o Mercado Pago os tipos de lançamento valor de venda desbloqueado, valor de comissão desbloqueado e valor de frete desbloqueado.
Por último, caso o cliente escolha o cancelamento, o Mercado Livre vai lançar, no Mercado Pago, os valores desbloqueados e, em seguida, os estornos de vendas, o estorno de comissão e o estorno de frete.
Os exemplos acima ilustram como cada lançamento pode acontecer dentro do processo de funcionamento do marketplace. Dessa forma, fica mais fácil visualizá-los em sua operação.
Agora, é válido conhecer os tipos de lançamentos apenas do Mercado Pago, com as suas respectivas nomenclaturas e as explicações do que significa cada lançamento.
A medição é um dos tipos de lançamentos exclusivos do Mercado Pago.
Disputa referente a alguma operação entre seller e comprador, podendo ser valor positivo ou negativo.
Juros do cartão de crédito, que o Mercado Pago estorna após o cliente realizar o cancelamento do pedido.
Este lançamento se refere ao saldo da retirada que foi realizada dentro do Mercado Pago, de acordo com o dinheiro disponível.
Comissão cobrada para a retirada de dinheiro dentro do Mercado Pago. Geralmente, está em torno de R$ 3,00 por retirada.
Um lançamento de bônus pode ser realizado por vários motivos, como devolução de frete.
Valor positivo não especificado, podendo ser venda de e-commerce, bonificação de vendas feitas, devolução de frete, link de pagamento gerado dentro do próprio Mercado Pago, venda muito antiga que estava em disputa e o seller venceu ou valor positivo que entra na conta e o Mercado Pago lança como bônus.
Leia também sobre devolução mercado livre | itens mais vendidos no mercado livre
Juros do cartão de crédito que o Mercado Pago cobra do cliente pelo parcelamento. É repassado para o seller no valor total da venda e depois descontado separadamente.
Dinheiro que volta para o seller devido ao acordo comercial. Pode ser bonificação de frete, devolução de uma parte do frete acordada, atingimento de meta de venda ou devolução de pedido em disputa.
Transferência de dinheiro dentro da conta do Mercado Pago. Pode ser o seller pagando alguma conta e transferindo para fornecedores e clientes.
Valor que pode ser positivo ou negativo, referente à correção de imposto de renda dentro da conta.
Valor positivo de rendimento do dinheiro dentro da conta do Mercado Pago.
O saldo inicial se refere à uma quantia que ainda não foi sacada.
Saldo em dinheiro que ficou dentro da conta e não foi sacado. Geralmente, ele vem sempre nas retiradas seguintes, nas quais é informado o valor que tinha antes do saque realizado.
Débitos ou pagamento realizados pelo seller ao Mercado Pago, de acordo com resoluções estabelecidas, podendo ser débitos automáticos ou realizados pelo empreendedor.
Os tipos mais comuns são: marketing, devolução de compra garantida, que é quando o seller perde uma disputa antiga e precisa pagar ao cliente o valor do pedido, e pagamento de boletos de consumo (água, luz, telefone, fornecedores, funcionários, entre outros).
Pagamentos realizados pelo seller dentro do Mercado Pago utilizando seu saldo, que pode ser utilizado para realizar transferências, compras internas e pagamento de boletos de consumo (água, luz, telefone, fornecedores, funcionários, entre outros).
Em casos de problemas, o Mercado Pago bloqueia o valor do frete para possíveis devoluções.
Trata-se do bloqueio do frete para futuras devoluções. O Mercado Pago bloqueia um valor referente às reclamações que foram abertas para, caso o seller precise arcar com o custo de devolução, ser retirado o saldo deste bloqueio realizado.
Desbloqueio do valor de reserva de frete anteriormente bloqueado, que é liberado para o seller sacar a quantia que não foi usada para cobrir custos com devolução.
Estes lançamentos são exclusivos do Mercado Pago e, por isso, estão diretamente ligados às atividades realizadas dentro da plataforma, que podem ter um vínculo com a venda, mesmo que indireto, e que foram feitos apenas na ferramenta.
É importante ressaltar que, para uma melhor conciliação e organização, é aconselhado não utilizar a sua conta de pedidos do Mercado Pago, a qual tem vínculo direto com sua conta do Mercado Livre, para realizar transferências, pagamentos de contas e recebimentos de vendas do seu e-commerce.
Esta prática ocasionará em tratativas manuais, em que o responsável pela conciliação terá que fazer a conferencia sem automação ou apenas desconsiderar estes lançamentos, pois eles não têm vinculo com as vendas do Mercado Livre.
Agora que você já sabe quais são os lançamentos mais comuns do Mercado Livre e do Mercado Pago, é hora de começar a rodar sua estratégia dentro do marketplace. Para isso, o Koncili disponibiliza materiais gratuitos para baixar. Acesse clicando na imagem abaixo!
O texto acima foi redigido pelo Airton Junior, formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e aluno do 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.
Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!
Confira também: Como pedir devolução no mercado livre | Taxas para vender no mercado livre | Estorno de compra | Produtos mercado livre mais vendidos | Níveis do mercado livre | Transportadora mercado livre
Contato: airton.junior@db1.com.br
Entre em contato com Airton no LinkedIn!