Escrito por Joyce Alcântara - Equipe Linx | E-Millennium.
Manter o controle do fluxo de caixa não é tarefa fácil para nenhuma organização, não é à toa que problemas orçamentários acabam sendo grandes vilões responsáveis pelo fechamento prematuro de centenas de empresas ano após ano.
A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes dentro de qualquer empresa, independente do seu segmento. Para iniciar ou gerir um negócio de sucesso, primeiramente, é preciso pensar em quais conhecimentos o empreendedor possui a respeito de controle financeiro.
Mesmo sabendo do tamanho da importância desse tema, ainda é comum empreendedores se depararem com dificuldades ou deixarem de criar estratégias de gestão relevantes para prevenção de riscos.
Pensando nisso, nesse artigo vamos falar sobre como a gestão financeira é indispensável aos negócios e entender a relação de uma boa conciliação de marketplaces para fazer um controle de lucros mais eficiente.
Boa leitura!
O que é gestão financeira?
Gestão financeira ou gerenciamento financeiro é a prática que consiste em planejar e administrar todos os assuntos relacionados a receita da empresa. Na grande maioria dos negócios esse papel é desempenhado por um setor financeiro que lida diariamente com a missão de equilibrar prejuízos e lucros.
O gerenciamento financeiro é uma tarefa extremamente importante para qualquer empresa e que exige bastante seriedade, pois por meio dela é possível identificar e corrigir ações que venham a causar impactos nas finanças da organização.
Afinal, de que outra forma o gestor poderá comprar matéria-prima, pagar fornecedores, funcionários e impostos, fazer projeções com base no fluxo de caixa, ter liquidez suficiente para enfrentar crises econômicas e fechar novos negócios, se ele não tiver um acompanhamento minucioso do seu capital?
Dentre os fatores de maior importância para a realização de um controle financeiro bem feito estão:
Sabendo dos benefícios que a gestão financeira garante para os negócios, provavelmente você está se perguntando: beleza, por onde eu começo a fazer o controle financeiro da minha empresa?
É bom que você saiba que não existe forma certa ou errada, muito menos fórmulas mágicas que simplifiquem o processo, mas existem algumas dicas que são abrangentes a qualquer modelo de negócio.
Confira:
Conhecer todos os custos e também o capital de giro é o primeiro passo para fazer o controle financeiro, pois com base nesse conhecimento o empreendedor consegue identificar oportunidades para redução de despesas, além de evitar sangria de caixa ou dependência de crédito por instituições financeiras.
Esse processo assegura que nenhum outro custo, como por exemplo, cem reais para aumento da internet, cinquenta reais para compra de materiais de escritório, entre outros, possam impactar a sua gestão, pois eles foram antecipadamente planejados.
Controlar o fluxo de caixa consiste em identificar todos os valores que entram e saem, considerando todos os custos da empresa. Realizando um controle periódico considerando esses dados fica mais fácil de identificar possíveis desvios e entender de que tipo de erro eles são provenientes.
Crie estratégias e organize suas contas a pagar por ordem de prioridade, para não deixar nenhuma obrigação pendente, além disso, desenvolva abordagens de cobrança, pois assim como a empresa pode esquecer algum título aberto, também pode acontecer com o cliente.
Manter o controle do estoque vai garantir ao gestor um planejamento mais assertivo a respeito de reposições dos itens, além de se manter preparado para qualquer desfalque que ocorrer. A mesma importância damos ao gerenciamento de frete, pois o conhecimento dos valores cobrados pelas transportadoras permite ao empreendedor definir estratégias mais vantajosa para os negócios e clientes.
O sistema de gerenciamento empresarial, mais conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) é um software indispensável para auxiliar o empreendedor no gerenciamento preciso dos negócios, pois ele possui aplicações para gestão de Bancos, Contas à Pagar e Receber e processos de Tesouraria.
Alguns sistemas disponíveis no mercado têm o core pensado justamente para atender as demandas da Omniera, ou seja, possuem integrações diversas para facilitar repasses de títulos e conciliações de pagamentos e recebíveis.
Essa função permite que todas as informações presentes no sistema cruzem com as informações do integrador para gerar dados seguros sobre, por exemplo, conciliação de marketplaces.
Pensando nisso, o e-Millennium fechou parceria com o Koncilia, empresa especializada em conciliação de pagamentos para marketplaces, que tem o objetivo de garantir que os sellers estejam recebendo corretamente todos os valores de todas as vendas realizadas, descontando as comissões, taxas, impostos, multas (por não cumprimento de prazos de entrega de produtos), entre outras regras, endossando que não haja falhas provindas de trabalhos manuais.
Para os lojistas que ainda não trabalham com o e-Millennium ou com o Koncilia ou que usam um dos dois sistemas, ganham os seguintes benefícios com a integração:
Nesse sentido, a integração entre as duas soluções tem o poder de facilitar ainda mais a rotina empresarial de lojistas e-sellers, garantindo mais controle sobre todos os processos financeiros. De um lado o e-Millennium ERP Omnichannel contribuindo para a fluidez e saúde financeira dos negócios, e do outro o Koncilia, contribuindo com a solução perfeita para administração precisa da conciliação de marketplaces.
Confira também: O que é sazonalidade de vendas | Conciliação financeira