Caso você esteja procurando por um sistema de gestão - seja para atualizar sua operação ou para modernizá-la –, precisa conhecer os ERPs: softwares que toda empresa precisa, independentemente do seu porte.
Neste texto, serão abordadas as funcionalidades desse sistema, como ele pode ajudar seu negócio e, principalmente, como contratar o melhor software para o seu empreendimento.
Um ERP, sem dúvidas, é um sistema que tem tudo para facilitar a rotina do seu negócio, unindo os diferentes setores da empresa e colaborando para um trabalho mais eficiente.
Mas você sabe quais os principais módulos de um ERP? Quais seus benefícios? E a importância de ter essa tecnologia na organização?
Neste texto, você confere todas essas respostas, assim como outras informações importantes sobre o tema. Continue a leitura e confira!
Com um ERP, é possível diminuir erros e processos que demandam muito esforço.
Enterprise Resource Planning (ERP), em português, Sistema de Gestão Empresarial, é um software que auxilia o empreendedor a concentrar todos os setores do seu negócio numa única plataforma, de modo integrado.
Através do ERP, a automatização dos processos vira rotina e as atividades de diferentes departamentos são feitas de maneira sincronizada, tudo em tempo real.
Uma vez que a empresa passa a usar um ERP, problemas como refação de trabalhos, tarefas duplicadas, dificuldade em achar dados importantes e falta de produtividade tendem a diminuir ou mesmo serem extintos.
Com isso, o gestor consegue não somente administrar melhor a companhia, como também se sente mais confiante para tomar decisões assertivas, baseadas em dados reais e atualizados.
Assim, seja a curto, médio ou longo prazo, sempre que for preciso gerar uma dada informação sobre o desempenho da instituição, o ERP estará lá para fornecer esse dado, de modo rápido, confiável e seguro.
No mercado, existem inúmeros softwares de gestão ERP, isso é verdade. Porém, é preciso cautela na hora de escolher aquele que você vai usar na sua empresa.
Optar por bons fornecedores é uma forma de garantir que, em caso de necessidades, você não ficará na mão.
Uma opção é o sistema de ERP Bling. Trata-se de um software de gestão de grande referência no mercado, o qual contém os principais módulos que você precisa para gerir seu negócio com muita eficiência.
Com ele, a sua empresa vai ganhar:
O Bling já emitiu mais de 2 milhões de boletos e mais de 2 milhões de notas fiscais (por semana).
Além disso, possui mais de 100 integrações com outros programas e aplicativos, sem contar que mais de 250 mil pessoas já descomplicaram a rotina empresarial com a plataforma!
Um sistema ERP de qualidade atende pequenas, médias e grandes companhias com a mesma excelência.
Pesquisa se o ERP escolhido tem as funcionalidades que você precisa é uma maneira de não investir em uma opção que deixa a desejar.
Afinal, uma vez que é possível personalizar a ferramenta, o empresário pode escolher quais os módulos que melhor atendem aos requisitos do seu empreendimento.
O que é recomendado, nesse caso, é que o software tenha as principais funcionalidades, desde as mais simples até as mais complexas, pois assim ele será capaz de atender a diferentes tipos de empreendimentos.
Sabendo disso, confira quais as principais funcionalidades de um ERP:
Essa é uma das melhores funções do sistema, até porque é uma das mais requisitadas para as operações de venda.
No módulo de emissão de notas fiscais, você emite todas as NF-es de modo fácil, descomplicado e praticado.
Logo, com a possibilidade de emitir diferentes notas, como NF-e, NFS-e e NFC-e, e com a integração da SEFAZ (necessária para expedição e armazenamento), seu negócio vai trabalhar com agilidade e de acordo com o Fisco.
Além disso, a geração de DANFe é outra funcionalidade excelente, muito em vista da ligação com o certificado digital, o qual permite a emissão das notas.
Isso sem falar que, com o módulo de emissão de NF-e, o cálculo dos impostos é feito corretamente, livrando o negócio das penalidades da Receita Federal.
Por fim, a ferramenta ajuda a própria empresa também, uma vez que o pedido de matérias-primas e equipamentos usa esse item.
Esse recurso é vital para quem vende no comércio eletrônico, ou seja, nas lojas virtuais.
Afinal, com a integração com e-commerce e marketplace, suas vendas em outras plataformas são facilmente gerenciadas e centralizadas em um único local, no ERP Bling.
Quem vende em marketplaces precisa se assegurar de que o ERP irá se integrar a esses canais de vendas.
Essa funcionalidade tem ligação com os maiores marketplaces do país, além de contar com parceria com diversas empresas de logística, as quais organizam a venda, desde a separação do pedido até a entrega ao cliente.
Prevenir erros nos processos de armazenagem dos produtos (seja na saída ou entrada) é a palavra-chave do recurso de controle de estoque Bling.
Com esse controlador de itens, o empresário pode ter total ciência dos produtos e insumos que estão no seu estoque, permitindo que não faltem peças para venda nem que prazos de vencimentos sejam ultrapassados.
Além do mais, dá para planejar quando é preciso fazer aquela liquidação, cedendo à empresa vantagem lucrativa.
Falando novamente em integração, existem outras parcerias do sistema com empresas de operação logística, tudo para melhorar sua performance nas vendas.
É o caso, por exemplo, da integração com os Correios, parceria pela qual permitimos que sua equipe envie informações das postagens diretamente para a empresa de envio, evitando assim erros de preenchimento e/ou atrasos nas entregas.
Fora esses elementos, temos também um calculador de frete, onde você pode calcular o valor da entrega, bem como acompanhar a chegada do produto até a casa do consumidor.
Solicitar coletas, gerar e enviar remesas e gerar códigos de rastreamentos é perfeitamente possível com o módulo de integração logística Bling.
A gestão de caixa é, certamente, um dos fatores mais importantes durante a operação de qualquer empresa.
Por isso, o Bling possui um módulo específico para esse fim, cuidando de toda frente de caixa (PDV) do seu empreendimento.
Com ele, você consegue controlar suas vendas com rapidez, principalmente se seu negócio é um comércio.
Isso se deve, pois, com ela dá para automatizar o processo de leitura de código de barras, integrar estoque físico com saídas, além de emitir NFC-e em poucos segundos.
Provavelmente, saber cuidar da gestão do dinheiro do seu negócio é uma tarefa bem desafiadora, afinal, não basta pensar no curto é médio prazo: é preciso olhar para o futuro.
Afinal, é válido considerar que um investimento mal feito ou um descontrole nas despesas podem levar a consequências sérias, como endividamento e atrasos no pagamento de tributos, o que é muito negativo, tanto para o caixa como para a imagem da marca.
É por meio de uma boa gestão financeira que você garante a sustentabilidade da sua empresa.
Isso pode ser evitado com a funcionalidade de gestão financeira. Com ela, você lança extratos bancários em pouco tempo, sem necessidade de planilhas e anotações manuais.
Assim, não precisa se preocupar com a conciliação bancária, já que os relatórios financeiros são automatizados, sempre de acordo com a frente de caixa.
Ademais, a parte de contas a pagar e a receber possibilita um acompanhamento efetivo do quanto seu empreendimento tem a lucrar, bem como quanto tem que ganhar para cobrir dívidas e gerar rendimento.
O gerenciador de vendas do Bling permite a união do setor comercial com o time de vendas no momento que o controle de pedidos, gestão de caixa e relatórios de vendas são efetuados em um trabalho colaborativo.
Fazer propostas comerciais, tendo o controle integrado de todas as vendas de um período (dia, semana, mês ou ano), nunca foi tão ágil.
Com esse módulo, você também tem a um clique outros utensílios, como centralização da carteira de pedidos, o que ajuda na melhoria do trabalho da equipe que trata das negociações.
Vamos combinar que uma empresa não pode deixar os seus principais dados anotados num papel ou numa planilha do Excel.
Isso pode até dar certo no começo, mas, ao passo que o negócio vai crescendo, guardar tantas informações relevantes se torna insustentável com ferramentas manuais.
Portanto, somente com um módulo de cadastro de clientes, fornecedores e produtos sua empresa pode ter total controle dos dados mais importantes para o desenvolvimento das tarefas, até pelo fato de que, em um sistema online, a perda de dados é muito rara, diferente de um papel ou computador.
Conheça o ERP Eccosys
Além das funções acima, que geralmente são as principais de um ERP eficiente, existem outras funções adicionais que enriquecem a experiência de trabalho do empreendedor.
No sistema Bling, por exemplo, há outros recursos igualmente importantes que podem ser incluídos na plataforma de gestão da empresa. Veja quais são eles:
Uma vez que o sistema de gestão ERP funciona como um unificador de informações, ele tem o poder de centralizar esses dados para acesso de diferentes setores.
Com isso, o fluxo de trabalho dos profissionais ganha agilidade e eficiência, pois não é preciso ficar repassando as atividades de pessoa para pessoa, já que a ferramenta concentra todas as operações no software 100% online.
Outro ponto que chama atenção no ERP é sua segurança, considerando que, diferente de pastas físicas, os dados na nuvem passam por configurações de criptografia muito avançadas, o que inviabiliza bastante o ataque de pessoas não autorizadas às informações do estabelecimento.
Essas são algumas das diversas vantagens de usar um ERP no seu negócio:
Agora que você já sabe das principais informações sobre a aplicação de um ERP ao negócio, saiba que você pode contar com esses benefícios com um desconto especial para o sistema Bling ERP.
Você tem a oportunidade de testar o sistema Bling por três meses grátis. Para isso, basta digitar o cupom #koncili quando solicitado. Lembre-se de adicionar a hashtag, pois ela é obrigatória para o cupom funcionar.
Observação: essa oferta é válida somente para novas contas criadas no Bling e não cumulativa com outras promoções.
Então não espere mais: acesse a promoção clicando na imagem abaixo e comece a escalar sua empresa rumo ao crescimento!
Confira também: Rebate financeiro | Quais são os produtos mais vendidos no mercado livre